quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Paper model de Ford Corcel II

Em busca de um "paper model" de Ford Corcel II pela web frustrei-me com a falta de um desenho que celebrasse este grande carro nacional. Resolvi desenhar eu mesmo um modelo para recortar e colar inspirado pelo trabalho que vi no Paperslotcar. Com base em fotos dos modelos GT, LDO e Standard buscadas na Internet, fiz o desenho abaixo (propositadamente está sem o retrovisor). Adaptei nele rodas de Mustang modelo antigo, rebaixei a suspensão e usei pneus de competição. Para deixar o paper craft mais esportivo e mais divertido, apliquei no Corcelão as proporções do Dodge Charger 1970. O protótipo ficou lindo depois de montado. Para desenhar usei o software CorelDraw, que eu gosto muito e uso desde a versão 4. Na hora de desenhar o que eu mais gostei foi simular o reflexo da pintura (não exagerei no realismo pois se trata de um modelo de brinquedo, e não teria razão fazer uma ilustração extremamente fotorrealista). Imprimi o primeiro estudo em uma folha de cartão branco tamanho ofício. Repare abaixo que nas bordas eu deixei sobras nas partes para encaixe e colagem. Dica: use fita dupla face para colar -Super Bonder também serve, mas escorre e pode estragar a pintura do seu carro (evitemos cola tipo emulsão). Antes de colar é importantíssimo vincar as dobras para o perfeito molde dos contornos e volumes da lataria. Faça isto com a ponta de uma faca de cozinha traçando com ajuda de uma régua (sempre vinquemos no verso da impressão). Para quem preferir, esta carroceria de papel pode ser montada com rodas recortadas separadamente ou, ainda, sobre um chassi de brinquedo com rodas.  


Ford Corcel II para recortar e colar: pura nostalgia! 

Por fim, a grande satisfação foi desenhar este carro que lembra um pouco da minha juventude, pois muito circulei num Corcel II. Agora estou a fim de imprimir a mesma miniatura numa folha A3 pois fiquei empolgado com o resultado. 

Penso em fazer também o Volkswagen SP2, que é um carro que marcou época pelo design e que merece igualmente uma pequena homenagem de papel...

-Felipe Stanque Machado Junior

13 comments:

Dotto disse...

Muito bom, professor! Adorei o Corcel II, ficou perfeito e muito bonito! Massa!!

Felipe Bretas disse...

Cara, muito bom!

Mariane disse...

Muito lindo! Sabe onde posso encontrar um desses do Corcel I? Obrigada

Felipe Stanque Machado Junior disse...

Não conheço um "paper model" de Corcel I para download. É algo que poderíamos providenciar! Abraço cordial. Felipe

Mariane disse...

Sim, com certeza? Quando tiver interesse (e disposição) de fazer um Corcel I, me avise. Aliás, aceita encomenda?

Felipe Stanque Machado Junior disse...

Mariane, olá. No momento estou extremamente atarefado. Não terei como fazer o papermodel do Corcel I agora em janeiro ou fevereiro. Talvez depois. Abraços!

Mariane disse...

Ah, sim. Fico na torcida, então huahuahua Abraços

Matheus Cirilo disse...

Quero um papermodel do corcel 1 cara! Providencia ai! Tb sou designer gráfico e tenho um corcel I GT 77! Deve ficar legal qdo montar! Parabéns pelo trabalho! A propósito, fui aluno da Professora Andréia Brito aqui na UFG em Goiânia, parece q vc a conhece! Ela é uma ótima professora...

Felipe Stanque Machado Junior disse...

Olá Matheus! Sim, faremos um Corcel I assim que for possível!! Sim, fui colega da Andréia na faculdade (que mundo pequeno!) Abraços!

Wojcik disse...

Muito legal o seu trabalho... a muito tempo procuro qualquer coisa relacionada a corcel 2 e del rey em minaturas e não encontro nada...
Usarei sua idéia para fazer um del rey...
Parabéns Felipe

Zappas disse...

Felipe, sou fascinado por esse caro, já estava penando em fazer uma miniatura de papel, mas não tenho nenhum experiencia nisso. A sua ficou fantástica, as rodas de mustang caíram muito bem. Como faço o download da imagem? Quero fazer a dobradura em uma A3. Obrigado e parabéns! Ass: Matheus Zappas

Felipe Stanque Machado Junior disse...

Para os fãs do Ford Corcel I, um papermodel desse modelo:

HIPERFANAUTO modelismo em papel ( papermodel ) - slot car - miniaturas - automobilismo
PAPER MODEL - MODELISMO EM PAPEL
FORD CORCEL - I 1968 - 1978

http://hiperfanauto.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

Unknown disse...

Poxa, que pena que não tem um tamanho menor, estou louco pra montar esse corcel mas pra imprimir perde muita qualidade :(
Não teria um tamanho maior? Não encontro de jeito nenhum o download maior. :'(

Postar um comentário